Estás a sofrer?

O sofrimento psicológico é muitas vezes desvalorizado, ainda estamos numa sociedade, onde ir ao psicólogo / psiquiatra é uma tabu.

Eu acho que não há nenhum motivo para vergonha, aliás, como eu já te disse aqui no blog muitas vezes, se não tivermos os nossos pensamentos / sentimentos em ordem podemos vir a sofrer consequências físicas, por isso é extremamente importante, deixarmos este tabu de lado e ir sim ao médico.

Atenção, não sou com isto a favor de nos encharcarmos em medicamentos para resolver seja que problema for, claro que possivelmente há casos em que é necessário, mas não vamos medicar tudo e mais alguma coisa. Eu sou a favor de médicos que acima de tudo invistam no “treino” psicológico para nos dar ferramentas para enfrentarmos a vida.

Sim, porque treino psicológico existe e em casos de sofrimento psicológico e depressão é importantíssimo.

Mas o que é sofrimento psicológico?

É aquele aquele sentimento que não te deixa viver a tua vida. Uma tristeza que não te deixa sair da cama, um medo que te proíbe de ir atrás do teu sonho ou até de sair de casa…

Isto é mais normal do que tu pensas. Viver é um grande desafio e traz situações que nem sempre são fáceis de lidar, por isso, existem profissionais que servem justamente para nos ajudar a superar estes desafios.

Claro, que há coisas que podemos fazer por nós para melhorarmos a nossa situação psicológica: meditação, exercício físico, conversar sobre o assunto, cuidarmos mais de nós próprios.

Mas acima de tudo, a mensagem que te quero passar é: é normal sentires aquilo que estás a sentir, eu já passei por aí e muitas das pessoas que eu conheço já passaram por aí, mas por muito feia que te pareça a vida, por muito difícil que te pareça, há solução. Procura ajuda. Não tenhas vergonha. Tu mereces o melhor deste mundo.

Sem-título-1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s