Mostra-me a tua casa e eu digo-te quem és

Sabias que a forma como manténs a tua casa tem efeitos directos na tua saúde mental e diz muito sobre ti?

Já reparaste que quando tens a tua casa desarrumada nunca sabes onde está nada? Começa logo aí, na dificuldade que tens de fazer uma tarefa simples do dia-a-dia. Imagina que queres ir beber uma chávena de chá, mas estão todas por lavar. Ou que estás à procura de um documento importante mas não sabes onde está. Já passaste por isto? Ou, passas por isso frequentemente?

Lembra-te da raiva ou do stress que sentes por teres de ir lavar loiça por causa de um simples chá, ou de te quereres despachar e simplesmente não encontrares o raio do papel. Pois é… tudo isto seria evitado se tivesses mantido uma rotina de arrumação ou se tivesses arranjado uma lógica para arrumares a tua casa.

Existem vários estudos que dizem que há maior probabilidade de depressão e ansiedade em pessoas que mantêm a casa desarrumada. Porquê?

Porque um ambiente desorganizado provoca automaticamente ansiedade à pessoa que lá está, isto porque, o cérebro chega ao ambiente e encontra muita coisa para processar num curto espaço de pouco tempo o que cria ansiedade. Daí ser mais frequente encontrar em casas desorganizadas pessoas com ansiedade, stress, baixa auto-estima e fuga da realidade.

Eu pelo menos, quando entro num ambiente limpo e organizado, sinto automaticamente uma alegria e paz que são inexplicáveis, por isso, hoje deixo-vos 5 dicas para manter a tua casa organizada.

  • Desapega: Aposto que tens coisas em casa acumuladas que não usas mais, ou que nem nunca chegaste a usar, por isso desapega: vende ou doa os objectos que estão bons e põe no lixo o que já ninguém pode utilizar. E assim, ganhas uns trocos também.
  • Lugar definitivo para cada objecto: Define uma ordem para a tua casa, constrói uma lógica e define um lugar para cada objecto, assim, fica muito mais fácil encontrar o que queres.
  • Sempre que abrires uma gaveta tenta deixá-la mais arrumada, assim consegues manter facilmente a organização dos teus armários.
  • Rotina de organização, esta é sem dúvida a dica que mais uso, porque às vezes na correria do dia-a-dia vamos deixando as coisas espalhadas. Se guardares meia hora para arrumar a casa, vais conseguir mantê-la arrumada.
  • Produtos de organização: esta dica é importante, porque muitas vezes nas gavetas é muito difícil manter uma organização, se arranjares caixinhas organizadoras, fica muito mais fácil abrires a gaveta e sentires que ela está arrumada.

5478.jpg

Não te esqueças que a organização não é só no que está a vista, mas também nos sítios onde podemos esconder a desarrumação: armários, gavetas, divisões menos usadas.

Assim, vais ver que a tua rotina vai começar a fluir muito melhor

E tu? Tens problemas de organização? Tens alguma dica de organização que achas que devíamos saber? Deixa aqui nos comentários.

Sem-título-1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s