5 exercícios para manter a forma em casa

Sabes que não precisas de ir ao ginásio para ficar em forma?

Na verdade, nem sequer precisas sair de casa. Existem exercícios que facilmente podes fazer em casa e que ajudam a melhorar a tua forma física. Lembra-te antes de falarmos destes exercícios que seja no ginásio seja em casa deves sempre fazer aquecimento porque assim diminuis muito a probabilidade de teres uma lesão e que tens de estar a par da tua condição física para fazer qualquer tipo de exercício físico, por isso, se tens alguma condição que te possa impossibilitar de fazer estes exercícios não os faças.

1.Agachamento

Vamos começar com um exercício fácil. É só dobrar os joelhos com os braços esticados para a frente e manter o equilíbrio. Importante: manter a coluna recta. Voltas à posição inicial quando as pernas chegarem aos 45 graus.

Quando ficares um pró podes adicionar pesos para tornar o exercício mais difícil.

agachamento

2.Flexões

São um exercício físico simples e onde não precisas de nenhum aparelho, apenas precisas do peso do teu corpo. Lembrar que este exercício para ser bem feito tens de ter os teus braços alinhados com o peito e com os cotovelos dobrados a 90 graus e voltados para fora. Lembra-te:

  • não deves encostar o teu peito no chão ele deve ficar a dois dedos do chão,
  • não deves dobrar o corpo,
  • contrair o abdómen para evitar lesões na lombar.

Se és muito iniciante, podes ficar apoiado nos joelhos e não na ponta dos pés. Este exercício trabalha: ombros, peitoral, braços.

prancha

3.Abdominais

Este é também muito conhecido. Toda a gente já o fez pelo menos na escola. A ideia é ficar deitado no chão de barriga para cima, com pernas dobradas e ir levantando o tronco para cima sem mexer os pés. Isto vai fortalecer-te a parte de cima dos abdominais.

abdominais

4.Prancha

Este exercício é muito conhecido por parecer muito fácil mas rapidamente mostrar que não é. A ideia é manter o corpo recto, paralelo ao chão e ao mesmo tempo respirar. Parece muito simples mas este exercício trabalha a musculatura profunda do tronco (abdómen, lombar, costas e tronco).

prancha1

5.Mergulho

Aqui precisamos da ajuda do teu sofá ou de uma cadeira pesada. Sentas-te no banco esticas as pernas e apoias apenas o calcanhar no chão. Depois apoias as mãos no banco, manténs a coluna recta e começas a descer o corpo em direcção ao chão. Assim vais estar a trabalhar os teus triceps.

bench-dips

Extra: sobe todas as escadas possíveis e imaginárias, esquece as escadas rolantes ou elevadores. Vai de escadas trabalha montes de músculos e ativa a corrente sanguínea.

Por isto não há desculpa para não treinares. É um acto de amor próprio tirares um tempinho, nem que seja só 30min e previne imensas doenças: no coração, sistema respiratório, diminui o risco de diabetes tipo II e de cancro do cólon, previne a osteoporose, melhora a tua imunidade, melhora estados depressivos, atrasa o envelhecimento, por isso, cuida-te, ama-te.

Sem-título-1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s