A partida para o sossego | Montemor-o-Velho

A melhor vista de Montemor-o-Velho é, sem dúvida, do castelo. Ele traz-me memórias de quando eu era pequenina, lembro-me de alguns familiares meus se casarem lá.

E é engraçado pensar em toda a história que o castelo já teve até chegar aos dias de hoje,

Os primeiros registos dele são do século IX quando ele foi conquistado por Ramiro I das Astúrias em 848, mas sabe-se que ele é muito mais antigo.

Depois dessa conquista ele passou muitas vezes de posse entre cristãos e muçulmanos até ter ficado definitivamente na posse dos cristãos em 1064 graças a Fernando Magno. Sempre foi motivo de muitas discórdias de quem deveria ou não deveria ocupar o castelo, e foi principalmente ocupado por infantes. Era um castelo extremamente importante estrategicamente pelas suas dimensões, pois conseguia aquartelar até 5 mil homens com armas no seu interior.

Foi também aqui que foi decidido o futuro de D. Inês de Castro em 1355 e foi daqui que ela partiu para ser executada.

Em 1910 foi classificado como Monumento Nacional e encontra-se actualmente aberto ao público. Dentro das muralhas podemos ver a Igreja de Santa Maria de Alcáçova, que foi construída já no século XI mas foi no século XVI que ela ficou como é conhecida hoje. Por fora é muito “bruta” mas por dentro é mais trabalhada. É dividida em 3 naves por colunas em espiral e está decorada com esculturas de várias épocas é uma igreja muito simples mas ao mesmo tempo muito bonita, principalmente, quando está decorada para algum casamento ou algo do genero.

Hoje em dia o castelo é um lugar muito calmo com um grande jardim, onde podemos apreciar a vista linda para Montemor-o-Velho e onde podemos descobrir cada canto das muralhas, da igreja e das ruínas da capela de S. João.

CasteloMontemorVelhoFora

capelaCastelo

Castelo Montemor-o-velhoJardim

castelomontemorvelho

O que acharam do Castelo? Conhecem Montemor-o-Velho? Deixem aqui nos comentários o que acharam.

Sem-título-1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s